De volta aos movimentos sociais? Reflexões a partir da literatura brasileira recente
DOI:
https://doi.org/10.4013/165Resumo
Nos últimos anos, observa-se nas ciências sociais brasileiras uma aparente ruptura com a trajetória de refluxo nos estudos sobre movimentos sociais, a partir de um incremento das publicações voltadas ao tema. Em especial, um número significativo de revistas científicas nacionais dedicou recentemente edições a esse tema. Estas publicações parecem indicar uma retomada e revalorização dos estudos sobre movimentos sociais e, mais amplamente, sobre os processos de organização e mobilização social. Diante de tal panorama, o objetivo deste artigo é mapear as perspectivas teórico-epistemológicas que caracterizam esta literatura recente, de forma a identificar as abordagens presentes e, eventualmente, em disputa no atual campo de pesquisas sobre movimentos sociais no Brasil. De igual modo, pretende-se identificar os temas tratados por essa literatura, os quais comporiam a atual agenda de pesquisa do campo das Ciências Sociais. Por fim, o artigo problematiza alguns aspectos dessa literatura e aponta para a ausência de temas que deveriam integrar a agenda de pesquisa da área.
Palavras-chave: movimentos sociais, ação coletiva, associativismo, contentious politics, sociedade civil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.