Agroecologia, mercado e inovação social: o caso da Rede Ecovida de Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.4013/1044Resumo
O artigo analisa o caso da Rede Ecovida de Agroecologia. Compreende que ela inova em sua estrutura e dinâmica organizativa, bem como em sua relação com os mercados. Organizativamente, ela se evidencia como uma rede multidirecional, com processos decisórios horizontalizados e descentralizados. Na relação com os mercados, ela partiu de experiências locais e regionais, resiste a se relacionar com as grandes superfícies comerciais (supermercados) e criou um circuito de comercialização, trocando produtos entre seus núcleos regionais, com resultados comerciais promissores. Estes processos inovadores são analisadas a partir da teoria dos sítios simbólicos de pertencimento, para os quais a economia é um dos componentes da vida social, e as dinâmicas organizativas, mesmo as econômicas, não podem ser analisadas a partir de uma restrita mentalidade mercantil. As trocas mercantis são uma dimensão importante da vida social, mas o estudo permitiu verificar que, no universo da Rede Ecovida de Agroecologia, elas não são a única e sequer a central.
Palavras-chave: redes, agroecologia, mercados, inovação social.
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