As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.4013/1040Resumo
O presente artigo repousa no paradoxo de que, apesar da amplitude dos problemas sociais e da crescente preocupação com as falhas de mercado que geram desigualdades, os estudos sobre inovação social ainda não representam parcela significativa das pesquisas acadêmicas. O conjunto de abordagens, metodologias e práticas ainda não se constitui num corpo consolidado de conhecimentos e não há uma teoria que lhes dê suporte. Assim, busca-se uma tentativa preliminar de aprofundar o entendimento sobre como se processa a gestão de inovações sociais, contribuindo para o estabelecimento de marcos teóricos e referenciais sobre o tema. A premissa fundamental que norteia o artigo é de que a gestão da inovação social se diferencia da gestão tecnológica e sua condução requer modelos distintos dos tradicionais modelos desenvolvidos para a gestão tecnológica. Partindo-se da suposição de que a inovação social possui características próprias – em função de o processo ser conduzido através de uma constante interação entre desenvolvedores e beneficiários – procura-se, ao longo do artigo, apresentar três focos principais no entorno dos quais tendem a se alinhar as pesquisas sobre o tema. O corte proposto se refere aos arranjos ou aos meios de ação e de aglutinação de recursos utilizados por diferentes atores permitindo o entendimento das mudanças geradas pela inovação social através dos três focos distintos: indivíduos, organizações e movimentos.
Palavras-chave: inovação social, empreendedorismo social, organização social, movimentos
sociais.
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